Definições e Ortografias - Estudos/Teatro

Capítulo 2



TEATRO X DRAMA



Às vezes as pessoas confundem drama com teatro, acreditando que drama e teatro são a mesma coisa. Existe uma diferença. O drama é a literatura, o roteiro real, e inclui o enredo, o personagem, a reflexão, a cena e o diálogo. Quando os estudantes estudam o Drama, eles lêem e analisam roteiros. O Teatro por outro lado, tem um contexto maior que inclui o Drama. O Teatro é a produção real e contém o Drama, todos os elementos da produção incluindo os atores, o espaço e a audiência. Nós não "fazemos" Drama, nós "fazemos" Teatro. Também, um Drama refere-se a um roteiro específico, enquanto um Teatro refere-se a um prédio.





THEATRE X THEATER (TEATRO com TRE no fim X TEATRO com TER no fim)


No livro "Sam Smiley no Teatro" ele diz que a Arte humana nos ajuda a entender a diferença de ortografia. A maneira certa de soletrar teatro é com TRE no fim, exceto em jornais e revistas cuja ortografia é com TER. Em outras palavras, o uso educado requer a ortografia francesa, com TRE e o uso jornalístico requer a ortografia alemã com TER. Também, as pessoas ás vezes diferem a ortografia para diferenciar um filme ou uma casa de shows. Ir ao teatro (TER) significa ir assistir a uma filmagem ou ir ao teatro (TRE) significa ir assistir um show ao vivo. Tudo isto é meio confuso, mas isto são ensaios sobre o teatro.





PLAYWRIGHT (dramaturgo) e PLAYWRITING (drama)


Um dramaturgo escreve peças. O termo playwright vem dos escritos de Aristóteles por volta de 325 AC. "Wright" significa arte/ofício escrever, escrito, escritura e "Play" em relação a teatro é obra, comédia, representar, fazer papel de. Então, um playwright é uma pessoa que escreve uma peça ou um drama. Entretanto, ele se empenha mais em escrever do que em atuar. Em outras palavras, ele está mais para escritor. Apesar de toda a confusão, lembre-se que um playwright é a pessoa e playwriting é o ato de escrever o drama.





APRESENTAÇÕES DRAMÁTICAS


A maioria das apresentações como parte do serviço de Adoração que são chamadas de Drama são na verdade apresentações dramáticas (mais precisamente apresentações teatrais). As diferentes categorias de apresentações dramáticas podem ser definidas das seguintes formas:


MONÓLOGO


Este tipo de apresentação dramática não envolve mais do que uma pessoa falando para a congregação. O ator memoriza a fala e apresenta um personagem (ou personagens) além dele mesmo. Este tipo de apresentação, como toda a outra deve ser bem ensaiada, e geralmente a pessoa veste um traje específico.


DIALOGO


O diálogo envolve 2 ou mais pessoas interagindo. Os atores memorizam a cena e os personagens. É necessário ensaiar para que a peça possa criar uma experiência importante para a congregação.


MÍMICA


A mímica é o tipo de apresentação em que não são pronunciadas palavras e geralmente não tem acompanhamento musical. Uma ou mais pessoas podem apresentar este tipo de expressão. O movimento físico é altamente estilizado e é o centro da experiência. Este tipo deve ser cuidadosamente ensaiado. Os atores normalmente usam maquiagem e traje específico para ajudar a focar a mensagem expressa em movimentos. Nesta categoria pode-se utilizar até mesmo um palhaço.


DANÇA


Como o cinema, a dança pode ser considerada prima do teatro. Ela foi incluída aqui, porque como no teatro, o principal instrumento de expressão é a pessoa. A dança tem seu foco no movimento e é acompanhada de música. A experiência vem da interação de música e movimento e pode envolver uma ou mais pessoas.


LEITURA INTERPRETATIVA


Leitura interpretativa ou dramática pode ser desempenhada por uma ou mais pessoas. O foco é a expressão vocal. Conseqüentemente, o movimento físico é limitado e o texto não é memorizado. Cada leitor tem o roteiro na mão e não interpreta um personagem. Os ensaios têm seu foco no tom da voz, no volume, no ritmo e na inflexão. Uma pessoa pode ler um poema, uma história ou um texto bíblico. Uma ou mais pessoas podem ler um pequeno diálogo ou uma peça separada em pequenas partes.





LEITURA TEATRAL


Uma leitura teatral não é um drama. É a compilação de pequenas peças ou "apresentações dramáticas" girando em torno de um tema comum. A leitura teatral é a combinação de apresentação física e leitura interpretativa. Este tipo envolve um grupo de pessoas que lêem de maneira interpretativa com os enredos em mãos, mas este tipo geralmente toma mais tempo do que a leitura interpretativa. Estas pequenas peças podem incluir diálogo, poesia ou histórias (a qual é oralmente interpretada e apresentada através da leitura) ou mímica, ou paródias ou uma combinação dos itens citados, geralmente utilizando música e talvez dança. Pode também incluir slides ou vídeo. Normalmente, o diálogo não é memorizado, mas é lido. Entretanto, os leitores teatrais devem ser cuidadosamente ensaiados. As pessoas envolvidas podem ou não interpretar um personagem.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger