Dica de Exercício - Estudos/Teatro

Um ator inicia um movimento qualquer e outros procuram descobrir qual é essa atividade, para então realizarem as atividades complementares.


Exemplo:


Os movimentos de um árbitro durante um jogo, complementado pelos jogadores defensores e atacantes; um chofer de táxi complementado pelo passageiro; um Pastor realizando um culto complementado por seus membros e pela congregação, etc.


O lugar do exagero


Durante os ensaios o exagero pode ser útil para o ator e diretores e às vezes deve ser incentivado, principalmente pelo diretor.


O objetivo do exagero nos ensaios é o de servir como um processo de clarificação da verdade.


O diretor, às vezes, pode ter uma perspectiva mais clara dos limites dos atores em relação aos seus papéis.


Para o ator, é útil quando unido a processos imaginativos de improvisação.


É muito importante saber que freqüentemente em papéis difíceis, uma expressão verdadeira pode ser atingida através do exagero exarcebado.


É o diretor que decide: ele poderá sugerir que falem mais alto, façam movimentos floreados e exagerem externamente todas as expressões emocionais.


Quando o exagero é levado a este ponto, é natural que várias realidades e relacionamentos do personagem interpretado desapareçam, mas outros resultados úteis poderão ser acrescentados ao produto acabado.


Você saberá quanta energia deve usar durante a representação, a dimensão de seus sentimentos, temperamento e imaginação.


A força da cena e possivelmente da peça dependerá disto.


É verdade que qualquer coisa é legítima durante os ensaios; no entanto, o diretor não deve cometer o erro de deixar que estes ensaios de representação exagerada passem a fazer parte do ensaio normal.


O contraste entre o ensaio normal e o outro, usando o exagero, ajuda a resolver os problemas já existentes.


É interessante que atores experientes têm mais tendências a exagerar seus papéis do que principiantes.


Eles percebem que a atenção da platéia está freqüentemente centrada nos aspectos mais emocionais de um papel e tentarão obter esta atenção exagerando, se não conseguirem criar as verdades interiores do seu papel que, por sua vez, produziriam emoções verdadeiras.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger