Introduzindo o Teatro como Louvor - Estudos/teatro

Capítulo 6



Parece que cada congregação tem suas características próprias. Para introduzir o teatro como um método de louvor, é importante que seja implementada uma aproximação sensível de maneira que o povo possa experimentar algo significativo. Algumas congregações terão dificuldade com aceitar o teatro enquanto outras, acostumadas com uma variedade de programas de louvor, irão facilmente se adaptar a esta experiência. Somente você conhece os desejos e as necessidades da sua congregação, assim você terá que encontrar uma estratégia para introduzir o teatro como método de louvor dentro da sua congregação.



A congregação de mente mais tradicional terá mais dificuldade em experimentar o louvor através de um programa ou de uma apresentação teatral como um complemento ao programa principal de louvor. Há muitas razões para isto, incluindo anos de atitudes negativas acerca do teatro dentro da comunidade cristã. Não há nada realmente de errado em ter dificuldade de aceitar a experiência do louvor através do teatro. Mas através de estratégia e sensibilidade, nós podemos tentar ajudar a expandir os horizontes do louvor. Uma vez que a congregação experimente o louvor através do teatro, ela começará a mudar.


Para começar a trabalhar uma estratégia, especifique a característica da sua congregação. Por exemplo, a uma congregação altamente tradicional pode ter o culto de louvor das 11 horas como sagrado. Usar o teatro como método de louvor durante este período provavelmente não agradaria ao povo, e quando isto acontece, a experiência do louvor diminui. Talvez uma maneira melhor não seria introduzir o teatro neste horário, mas durante uma outra reunião marcada especificamente para este evento. Outra consideração a se fazer é quanto ao local. Se a congregação não gostar de utilizar o santuário para o teatro, então use o local de festas da igreja.


Outra consideração é: quem iria apresentar o programa teatral. Uma estratégia é utilizar uma pessoa de confiança da congregação para apresentar o teatro como louvor. Ou ainda usar os jovens para apresentar o programa para a congregação.


Talvez uma estratégia seja incluir o teatro considerando a época do ano a ser aproveitada. Uma das épocas mais aceitáveis para se usar o teatro é durante o Natal. As congregações já estão acostumadas a ver os eventos do nascimento de Cristo encenados durante este período. Outra época a ser utilizada pode ser a páscoa para apresentar o teatro como louvor. O foco passa a ser a ocasião e isto pode ser a chave para introduzir o teatro na sua congregação.


Ao identificar a estratégia a ser utilizada, é importante que você leve em consideração outro tópico. As congregações mais tradicionais provavelmente irão dar preferência às histórias tiradas das Escrituras em detrimento de outras histórias. Eles provavelmente verão, enxergarão somente as histórias das Escrituras como religiosas, mas você deve trabalhar a espiritualidade contida nas outras histórias que incluem as situações da vida diária. O propósito do teatro religioso é ajudar as pessoas a experimentarem a presença de Deus nas suas vidas.


Uma estratégia para aceitação do teatro como louvor é colocar o assunto em discussão/debate. Escolha um outro horário que não seja o do culto, pois em uma comunidade altamente tradicional a discussão pode se prolongar. A seguir, veja alguns conceitos sobre o teatro como método de louvor para que você possa apresentar como argumento:


· Pela sua natureza, o teatro cria experiência para as pessoas.


· Através da experiência, o teatro pode impactar positivamente a vida das pessoas.


· Teatro pode tocar uma corda interna e profunda dentro de nós.


· Teatro pode nos ajudar a experimentar a presença de Deus.


· Teatro surgiu da religião.


· Foco do teatro é a espiritualidade.


· Outro foco do teatro é o relacionamento.


· Teatro é outra maneira de apresentar o nosso testemunho pessoal.


· Teatro nos mostra nossa humanidade.


Outra estratégia pode ser a de introduzir o teatro exatamente durante o serviço de Louvor, no horário do culto principal. Ao fazer isto, leve em consideração o tema do culto. Seria uma boa idéia se você falar com a pessoa que está encarregada de dirigir o culto e ficar a par do que será dito. Talvez você possa introduzir o teatro utilizando uma passagem bíblica, reescrevendo-a em forma de diálogo e apresentá-la. Ou talvez você possa ler a passagem bíblica primeiro, e depois apresentar a mesma passagem em cenas ou através de mímica.


Um dos aspectos mais difíceis ao apresentar o teatro, é o uso do humor. As congregações mais tradicionais podem se aborrecer, porque elas podem não associar o humor ao louvor. Uma maneira de evitar isto é não usar nenhum tipo de humor. Mas o humor pode verdadeiramente ajudar as pessoas as experimentarem a presença de Deus porque a alegria faz parte da nossa realidade, especialmente se os jovens estiverem participando do programa.


Enfim, lembre-se que o seu motivo for verdadeiro e você se esforçar para prepará-lo cuidadosamente, o seu esforço terá o potencial de ajudar as pessoas a experimentarem a presença de Deus. Se uma só pessoa se sentir tocada pela apresentação, terá valido a pena.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger