O Teatro como Parte do Serviço para o Louvor - Estudos/Teatro

Capítulo 5


Quando as pessoas pensam no teatro, elas quase sempre pensam em um drama completo no palco. Entretanto, o teatro em uma forma menor, pode completar o Serviço de Louvor de maneiras valiosas. Uma maneira pela qual estas apresentações podem significantemente contribuir para o Serviço de Louvor é ajudar a aproximar a mensagem da vida das pessoas. Algo falado no estilo de diálogo está mais próximo da maneira que nós normalmente falamos e pensamos do que algo escrito e lido em estilo de "ensaio". Conseqüentemente, o diálogo falado tem o potencial de tocar diretamente uma pessoa de maneira profunda. Também, a apresentação do diálogo é percebida como um tipo de testemunho. Se o desempenho se dissolve no ser, então a pessoa falando está realmente se comunicando com a congregação. Outra maneira envolve a expressão. Formas menores de teatro têm o potencial de serem altamente emocionantes e espiritualmente expressivas e profundas para tocar o interior das pessoas. A extensão de tempo não é necessariamente um fator para criar uma experiência de sucesso. E finalmente, usar uma forma menor de teatro para ajudar no Serviço de Louvor oferece um ponto de vista único na mensagem. A ilustração é alcançada através de vários e diferentes métodos tais como a expressão vocal, movimento físico com diálogo, mímica ou dança. Apresentar uma mensagem de maneiras diferentes ajuda na comunicação com as pessoas. Todos estes fatores ajudam a enriquecer a experiência do Louvor.


A chave para aproximar qualquer peça teatral menor do público, baseia-se em usar as mesmas técnicas gerais usadas para aproximar um drama completo, porque os elementos do drama devem ser similares. A pessoa que apresentará a peça deve estudar e analisar o roteiro, seja longo ou curto, para obter entendimento acerca do personagem. O tema deve estar claro para o ator, assim como também a estrutura da peça. Se um diálogo ou um monólogo for apresentado, então o ator ou atores deve dispor de mais tempo para memorizar e ensaiar a peça. Os princípios de direção também se aplicam, não importa quão pequena seja a apresentação. Aspectos técnicos tais como: vestuário, iluminação e cenários devem ser adaptados para que possam ser bem utilizados. O objetivo é apresentar algo significativo em que se possa acreditar, não algo "dramático".


As possibilidade de usar o teatro para dar suporte ao Serviço de Louvor, são infinitas. O potencial de uma peça de 5 minutos dentro do louvor pode tocar as pessoas de maneira inspiradora.


A qualidade é sempre um fator. Para que possamos criar uma experiência para os outros, é preciso conectar as pessoas ao significado, à emoção e ao espírito, pois uma qualidade pobre inibe a experiência. Isto requer disciplina e tempo. Nós aprendemos a fazer teatro, fazendo, e para fazer precisamos entender bastante sobre como e porquê esta forma artística se conecta ao nosso profundo interior. Três fatores chave estão envolvidos no esforço da busca da qualidade:


1) Entender o objetivo e o foco.


2) Ter tempo para ensaiar e explorar as diferentes maneiras de expressar durante o processo de ensaio.


3) Ter concentração e comprometimento.



Arrisque-se em utilizar diferentes tipos de teatro como complementação do serviço de louvor e descubra o que toca as pessoas da congregação. Primeiro cresça em expressão vocal, e depois em expressão física. A qualidade aumenta com o tempo. Além disto, arrisque-se a usar caminhos que você ache desafiadores e que as pessoas acharão inspiradoras.


A qualidade do teatro como louvor não significa necessariamente que a apresentação expresse sentimento ou poesia. Também não significa que os personagens irão se assentar e falar sobre Cristo. Entretanto, os elementos do evangelho são forças não vistas permeando a peça, não importa se ela seja grande ou pequena. Esforçar-se para falar ao povo de hoje sobre Cristo, tem um grande valor, mas muitas vezes nós escolhemos peças que falham neste sentido. Uma apresentação dramática de qualidade é aquela que tem seu foco na compaixão e no entendimento dentro da difícil situação da vida diária de cada um de nós.


A propriedade do momento é importante quando se usa o teatro suplementar como parte do Serviço de Louvor. A equipe deve sempre estar sensível com relação ao louvor. Por exemplo, usar o teatro durante o serviço cujo foco é o sacramento não deve ser apropriado. Porquê? Por que a natureza do teatro deve coincidir com o objetivo de um serviço de louvor e vice-versa. O teatro é principalmente uma ferramenta de testemunho que dá ênfase ao nosso relacionamento com o nosso mundo. Um serviço de comunhão dá ênfase ao nosso comprometimento pessoal e espiritual com Jesus Cristo. O foco deve ser mantido não somente no comprometimento, mas também no próprio sacramento.


O principal meio de expressão, nas peças de teatro complementar assim como no próprio teatro, é a própria pessoa. A pessoa é o principal instrumento de expressão. Por causa deste foco a expressão ajuda a melhorar a personalidade. Por causa da sua própria natureza, a expressão conecta uma pessoa à outra pessoa. Ambos, o ator e a congregação participam da experiência com o objetivo singular de adorar a Deus. Com todos estes fatores em mente, você pode começar a escrever uma pequena apresentação dramática para complementar o serviço de louvor.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger