VOCÊ TEM MEDO DE QUE?


Atenção, abrir em uma nova janela.Escrito por Pra. Noeme Júlia


Lucas 8:22-24 - Ao olharmos para o nosso mundo interior, nos deparamos com uma série de sentimentos e sensações que nem sempre compreendemos. E o medo é um dos sentimentos que tantas vezes nos invade. É sabido por todos que as crianças têm muitos medos inocentes e desnecessários. Mas e nós, adultos, do que temos medo? Diante de psicólogos, muitas pessoas têm investido tempo e dinheiro para se libertarem de seus medos. Alguns dos mais comuns são: medo da solidão, do fracasso, da rejeição, da frustração. Isso para não falar do medo da morte. E você, tem medo de que? No texto lido os discípulos de Jesus enfrentam uma situação de perigo e foram atormentados pelo medo. Mas a presença de Jesus fez toda a diferença. Sabe por quê?



I - JESUS É ACESSÍVEL


Ao entrar no barco, o Mestre aproveitou para descansar e adormeceu. Mas Ele estava no barco! Quando os discípulos precisaram de ajuda, não tiveram receio de recorrer a Jesus, acordá-lO e expor o seu medo: "Mestre, Mestre, vamos morrer!" (v. 24). Pesquisas apontam a morte como um dos maiores medos do ser humano. E a sensação é extremamente forte e desesperadora. Mas havia uma solução: Jesus podia ser despertado para ajudá-los a enfrentar a situação. Saiba que o ensinamento presente no texto é de que Jesus continua disponível para unir-se a você no desafio de enfrentar as tempestades da sua vida.


II - JESUS TEM AUTORIDADE PARA AGIR


Nossa sociedade está vivendo uma grande crise de autoridade. E o medo é de que faltem líderes que sejam dignos de respeito, confiança e admiração, requisitos fundamentais para o exercício da liderança. Nas famílias, nas escolas, nas instituições, muitas vezes faltam padrões de comportamentos dos seus agentes superiores que respaldem a sua posição. E isso retira a autoridade e o poder de suas ações. A Palavra de Deus nos orienta a olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé (hebreus 12:2). O Mestre tem legitimidade, poder e autoridade para repreender qualquer vento que sopre para desestabilizar a sua vida (v. 24). E ao Seu comando, tudo se acalma. Veja, com os olhos da fé, Jesus levantar-se e tomar autoridade sobre as suas lutas.


III - JESUS TEM PODER PARA DETERMINAR A VITÓRIA


Qual é a origem do medo? Sentimos medo quando estamos diante do desconhecido, daquilo que não conseguimos controlar; que é superior às nossas forças. Aí nos sentimos inseguros, amedrontados, da mesma forma como os discípulos se sentiram (v. 25). Só que eles tinham consciência da presença poderosa de Jesus Cristo. Talvez falte em você essa consciência de que Jesus vive e está presente em todos aqueles que o convidam para "entrar no barco", que simboliza a nossa própria vida. Assim como surpreendeu os discípulos, Jesus vai nos surpreender com a manifestação do Seu poder que tranqüiliza e acalma as turbulências das tempestades que tantas vezes desequilibram o "nosso barco". Não temas, Jesus está no controle.


CONCLUSÃO:


Pode ser que em alguns momentos durante essa ministração você entrou em contato com seus medos interiores. Ou quem sabe, descobriu que existem dentro de você disposições para ficar atemorizado ou ansioso diante de desafios e tempestades da vida. Mas creia, de todo o seu coração, que Jesus Cristo pagou preço de cruz para estar acessível a você. Ele tem autoridade e poder para por em ordem o seu mundo interior e, assim, dar-lhe condições para enfrentar os seus medos. Tão somente, conceda-Lhe espaço dentro do seu "barco" e submeta-se ao seu agir.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger