A Voz dando vida às palavras - Estudos/Teatro



A língua portuguesa é muito rica, nossa gramática é complexa e observamos, freqüentemente, um grande número de significantes com vários significados e vice-versa. É preciso muito cuidado ao redigir um texto para que não se cometam gafes mas, é na fala que devemos prestar mais atenção.É comum ouvir alguém dizer que fulano "assassinou" o português ou frases do tipo "chega a doer meu ouvido quando ele fala" ...









Neste caso, tratam-se de pessoas que erram grosseiramente na formação de frases, na conjugação verbal, concordância, etc.Mas, e quando ouvimos que fulano "matou"o texto? Será isso possível? Como se pode matar uma palavra? Será que ela tem vida?

A palavra propriamente dita não. Agora, quando a voz entra em ação tudo pode acontecer...

A partir do momento que fazemos uso da voz, devemos incluir nossas emoções e, são elas que vivificam ou mortificam nossas palavras.

No caso dos atores, as técnicas vocais são essenciais para trabalhar a mobilidade do laringe e, conseqüentemente, das pregas vocais. A emoção sentida pelo personagem não chega a interferir no físico do ator quando este está devidamente preparado e treinado para isso.

Se é a emoção a maior responsável pela vida das palavras, como o ator pode saber se está no caminho certo?

É sabido que emoções fortes, intensas, geralmente levam a estados de tensão corporal, outras alteram o ritmo respiratório e, outras ainda, causam uma prostração. Isso acontece o tempo todo em nosso cotidiano e nem sempre estamos prontos para recebe-las. No entanto, o ator, já sabe o texto que vai encenar e pode se preparar previamente para essa enxurrada de emoções.

Os exercícios respiratórios, de relaxamento, aquecimento e desaquecimento vocal, permitem que se mantenha o equilíbrio físico e emocional após os espetáculos. Respeitando as pontuações existentes no texto e valorizando as palavras certas,ou seja, aquelas que resumem o sentido do texto, o ator saberá passar exatamente o que o autor quer dizer. Se a emoção não fluir naturalmente, de acordo com o texto, as palavras poderão se perder e morrer.



You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger