ARREPENDIMENTO | Células - Estudos


(Lucas 5:32)

Arrependimento é iniciativa nossa. Deus já fez a Sua parte e disponibilizou tudo, mas nós precisamos fazer a nossa. Arrependimento significa “mudança de atitude”, mudança de direção. O arrependimento está sempre associado a uma consciência de erro. Isso traz constrangimento, quebrantamento, humildade. Jesus disse a respeito do Espírito Santo (Joao 16;8)
Convencimento é algo que só Deus pode fazer. A persuasão humana não promove nada de consistente no coração das pessoas.
Se você entende que realmente tomou um rumo oposto ao de Deus, precisa voltar! Só existem dois caminhos: o da Morte e o da Vida. No reino espiritual não existe meio termo; ou ando em direção a Deus, ou ando na direção contrária. (Dt 30;19) O pecado significa a direção contrária a Deus, por que ( Rm 6:23).



NÃO BASTA ACREDITAR, É PRECISO ATITUDE
Você pode questionar isso dizendo que anda na direção de Deus porque tem sua religião, acredita em Deus, é uma boa pessoa, faz o bem para todos, tem Deus em sua vida. Pode ser que tudo isso seja verdade, mas andar em direção a Deus é ter o comando total dEle em sua vida. Acreditar em Deus não significa coisa alguma. (Tg 2:19)
Religião também não muda a situação de ninguém, porque o mundo está cheio delas e as tragédias só aumentam. Jesus não veio estabelecer uma religião, mas um estilo de vida, uma vida de relacionamento e intimidade com Deus, só isso!
Arrependimento, portanto, é volta! Jesus conta, através de uma parábola, a atitude de Deus em relação ao Homem. Leia em Lucas 15:11-32. Quando aquele filho, que tinha abandonado a casa do pai, estava na situação de penúria extrema, sabendo que até os empregados de seu pai tinham comida com fartura, diz o texto, Lucas 15:17. “Cair em si” é como que acordar de um sono. As situações de dificuldades em nossa vida contribuem para que essa consciência venha ao nosso coração. Elas nos tornam sensíveis para ouvir a voz do Espírito Santo nos convencendo do erro e nos chamando para Deus. (Lucas 15:18-19)
Ele deu meia-volta, voltou para seu pai; isso é arrependimento! Deve ter pensado: “Será que o pai vai me receber? Afinal de contas, já recebi a minha parte da herança, não tenho direito a mais nada!”

SOMOS SEMPRE RECEBIDOS
Mas, se você observar, vai perceber no texto que o pai não deixou que ele completasse a frase que tinha ensaiado: “…trata-me como um dos teus trabalhadores…” Ele era filho! Filho é sempre bem-vindo e o seu lugar é na mesa com o pai. Deus nos recebe, ainda que tenhamos voltado às costas para Ele.
Ele o pai disse, em Lc 15:22. Com certeza, o filho estava maltrapilho e malcheiroso. Roupas limpas significam pureza, santidade e um novo caráter, uma nova identidade. As roupas revelam o que a pessoa é.
E continuando, disse, em Lc 15:22. Anel significa aliança. Deus tem uma aliança conosco. Agora, quando voltamos a Ele, ela se completa. Toda aliança tem duas partes; é a entrega total de uma parte para a outra. O filho estava, finalmente, reconhecendo que a casa do pai era o seu lugar. Estava dando uma resposta ao pai.
Ele disse também em, Lc 15;22. Sandálias significam “anunciar uma notícia”. Em Isaias 52;7 e Efésios 6:15, nos falam sobre preparação do evangelho.
Por todos os lugares onde aquele jovem fosse, contariam o que lhe tinha acontecido e como o pai lhe tinha recebido de volta em casa.
O novilho é um símbolo do próprio Cristo ( Lc 15:23). Ele foi imolado em nosso lugar. Mas, através da Sua morte, podemos nos alegrar, porque Ele ressuscitou ao terceiro dia, vencendo o pecado e, como conseqüência, a morte. A festa é o resultado da atitude de arrependimento do filho (Lc 15:24)


CONCLUSÃO
Arrependimento é voltar para a casa, voltar para o Pai, voltar ao Paraíso, o lugar da Sua presença. É uma decisão, que vem de uma consciência de erro, de enxergar que estamos na direção oposta e precisamos voltar. Isso também é chamado “conversão”. Conversão não é mudar de religião, é voltar para Deus. Quando alguém apenas muda de religião esta “trocando seis por meia dúzia”, continua a mesma só muda as práticas religiosas, porquanto a alma não foi tocada e o espírito não renasceu!
Hoje é o tempo de você dar meia volta dar as costas ao orgulho e auto-suficiência, e voltar-se para Deus, o seu Criador e pai. Ele tem sempre o melhor para você. A mesa está posta, o novilho já foi imolado, a roupa está preparada, o anel e as sandálias também. Ele não vai lhe rejeitar! Assim como aconteceu na parábola, Seu Pai está pronto a, quando lhe avistar de longe, correr ao seu encontro para lhe receber. Venha, receba o perdão e se assente á mesa, pois você foi criado para ser filho e participar de toda a glória e herança do pai. Amém!

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger