Deus te deu espírito de Coragem | Células - Estudos




Texto- Base: Números 13: 2,3 e 17-33

Introdução:

Nosso Deus é um Deus de promessas, é um Deus que faz a promessa e está interessado em cumpri-la. O texto acima mostra Deus pedindo que o povo faça um reconhecimento da terra prometida (Vs 2), pois Deus estava ansioso para entregar o que havia prometido. O texto não diz que Deus pede ao povo que faça o levantamento do território com o objetivo de saber se a terra possuía gigantes, se era fortificada. Deus não pede que o povo conheça a terra para estabelecer estratégias de guerra. Deus estava simplesmente, interessado em cumprir sua promessa.

Deus sabia que a terra era boa. Os planos de Deus são bons; no entanto Moisés não entendeu (Vs 17,18), e começa a interferir o projeto do Senhor. Quando Deus nos faz uma promessa Ele já possui o meio para o cumprimento da promessa.


A prova é que quando de fato Israel caminhou em direção a promessa e encontrou obstáculos a sua frente Deus já havia preparado a estratégia para o avanço:

- No primeiro obstáculo, rio Jordão: os sacerdotes tomam a arca e quando pisam no rio, o Jordão se abre.

- No segundo obstáculo, muralha de Jericó: Deus estabeleceu como estratégia uma marcha profética de sete dias. Durante este tempo eles tinham que dar voltas ao redor do muro em silêncio, isto significa que durante o período de conquista há momentos de ficar calado e tempo de gritar. 

Se há obstáculos na sua vida e este obstáculo ainda não foi retirado é porque você tem a boca muito “grande”. Tem horas que queremos “explodir”, mas é exatamente nesta hora que temos que calar para Deus agir.

Não tente ajudar a Deus entenda que “Deus sem você continua sendo Deus!”

Deus quer ver em nossas vidas a mesma atitude que estava na vida de Josué e Calebe, ele foram os únicos que tinham espírito de vitorioso e valente. Os outros 10 espias tinham espírito de derrotados.

Josué e Calebe foram ver a terra e trouxeram um cacho de uva gigante, romãs e figos, isto prova a fé e a visão que eles tinham de vitoria. Pois estavam debaixo do comando de Deus. Os outros 10 viram com espírito de derrota (Vs 28) e como conseqüência, não possuíram a terra da promessa.

O que caracteriza um espírito de valentia:

- Calar a voz do Pessimismo: todo vitorioso tem que calar a voz do pessimismo (Vs 30).

- Confissão positiva: Jesus é o sim e o amém, todos os dias têm que haver palavras positivas de Deus na minha vida.

- Disposição para a guerra: Todo valente tem que ter disposição para guerrear, Satanás quer que você fique distraído, a sua vitoria depende da sua postura.

Conclusão: Somente Josué e Calebe possuíram a terra prometida, isto nos mostra que o percurso de uma vitoria não é fácil é preciso ter espírito de valentia, obedecer ao comando de Deus e assim de tudo vigiar para não perder a promessa.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger