UM LÍDER CONQUISTADOR | Liderança - Estudos


Quero falar hoje de um grande Líder conquistador, alguém que era um "zé ninguém", José que se tornou o homem mais importante do mundo da sua época, que governou o maior e mais rico país do mundo nos seus dias, alguém que entrou para a história como um grande conquistador...!!!
E quero falar desse Grande Líder Conquistador para líderes que vão de igual forma conquistar todos os seus sonhos... e o que desejar a sua alma, como nos revelou o Salmista: "Deleita-te também no Senhor e Ele concederá o que deseja o teu coração" (SALMO 37:4)! O que deseja conquistar o seu coração?



I - UM LÍDER CONQUISTADOR VENCE AS RESISTÊNCIAS E OBSTÁCULOS DA VIDA
1.1 - Resistência na Família: José enfrentou a sua primeira resistência dentro da sua própria casa, no seio da sua família! - GEN 37:4 e 11 Nos revela que seus irmãos o odiavam e o invejavam! - GEN 37:10 Nos revela que seu Pai, Israel, que o amava mais do que a seus irmãos, o repreendeu e não Estimulou os seus Sonhos! Mas mesmo assim, ele não se deixou vencer e acabou por conquistar todos os seus sonhos...!!!
1.2 - Resistência na casa da Escravidão: GEN 39 vemos que José foi parar na casa de Potifar e lá viveu como escravo! Talvez ali José enfrentou o seu maior obstáculo para a conquista do seu Sonho, pois ele esteve em grande risco de "Perder o Apoio dAquele que poderia leva-lo a Conquistar todos os seus sonhos, Deus... - Na tentação, José tomou a decisão correta: "Como pois posso eu cometer este tão grande mal e pecar contra o meu Deus?" (GEN 39:9)! Em outras palavras: "Você ta é doida..."!!! Um Líder Santo conquistará todos os seus sonhos...!!!
1.3 - Resistência na Cadeia do Egito: GEN 39:20-23! O que esse Líder fez para Conquistar o coração, a simpatia e a confiança do Carcereiro? - Vamos tentar acertar o que ele fez: A) Imagino que ele foi alguém Solícito e Disponível para Servir; B) Ele foi alguém Simpático; C) Ele não se deixou "ferir" ou se traumatizar com a injustiça sofrida e cuidou de submeter-se a Autoridade Local...!

II - UM LÍDER CONQUISTADOR TIRA PROVEITO DAS DIFICULDADES DA VIDA - GEN 41:52-57
2.1 - Li uma frase uma certa ocasião que dizia: "Faça do seu limão uma limonada"! (Lembro que Deus colocou essa frase no meu coração para falar ao Calebe no Hospital...)!
2.2 - José esse Líder Conquistador tinha um grande desafio: Administrar 7 Anos de Vacas Gordas e 7 Anos de Vacas Magras. O problema não estava nos 7 anos de vacas gordas, mas nas vacas magras... Administrar no muito, sobrando é fácil, mas administrar no pouco ou no quase nada e até no nada é um desafio. Ser fiel no pouco, quando a situação está difícil é muito mais difícil do que ser fiel quando tudo vai bem...
2.3- José estava com o coração preparado para enfrentar o seu desafio que até batizou seu filho de "EFRAIM = Frutífero" e cada vez que ele chamava seu filho, ele estava dizendo: Vou Vencer mesmo estando na minha maior aflição e luta!
a) - Nossas Palavras tem Poder: PROV 18:20-21!
b)- A nossa disposição do Coração é de fundamental importância para a nossa Vitória: PROV 15:13 "O Coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito/ânimo se abate"// PROV 14:30 "O Coração tranqüilo é a Vida/Vitória da carne"! /// PROV 24:10 "Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será menor"!
Precisamos assumir a Postura de um Vencedor e nunca de um perdedor ou derrotado! - Ainda que você esteja em desvantagem, em aparente derrota, levante a Cabeça e olhe para os Montes... (SALMO 121)!
Um Líder Conquistador faz da sua aparente derrota, uma Lição para Vencer e nunca para desanimar ou desistir...!!!

III - UM LÍDER CONQUISTADOR NÃO GUARDA MÁGOAS OU RESSENTIMENTOS - GEN 45:1-5
José tinha todo motivo do mundo para se vingar dos seus opressores, daqueles que lhe ofenderam, lhe feriram, roubaram a sua infância com a sua família...
José tinha todos os motivos do mundo para não ajudar o Faraó, afinal ele não se incomodou, nem se interessou pelo seu problema, nunca olhou para a injustiça que ele passou na cadeia... Ele poderia até desejar o fim daquela nação e tentar fugir de volta para a sua terra...
José viu na revelação daquele Sonha a sua Grande Oportunidade de realizar, de conquistar os seus Sonhos, de Salvar a sua Família e de Ajudar aquela Nação...!!!
José logo entendeu que apesar de todo o seu sofrimento, sendo vendido como escravo pelos seus irmãos, mas Deus transformou toda aquela situação em bênção... Ele logo entendeu o plano e o propósito de Deus para a sua vida! Talvez nos dias em que ele esteve na Cisterna, ou na casa de Potifar e até na Cadeia ele não conseguiu entender absolutamente nada, mas quando Deus lhe abriu os olhos e lhe trouxe a Revelação dos Sonhos, ele pode entender que Deus estava no controle de Tudo, que a sua Vida estava nas mãos do Todo Poderoso...!
José manteve a sua Alma Curada, sem feridas ou traumas que pudesse Impedir a Sua Conquista...!!!



CONCLUSÃO: Algo que foi de fundamental importância em José, esse Líder Conquistador, foi que ele nunca desistiu dos seus sonhos, ele nunca se entregou, ele não se deixou contaminar pelo Pecado, ele não perdeu tempo reclamando da vida ou murmurando da sua sorte...!!!

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by Blogger